Conheça a Certificação Especialista em Excel. Aprenda e se Especialize no Excel Com Apenas 5 Minutos por Dia

TABELA NO EXCEL: COMO TRABALHAR COM ELA

TABELA no Excel é um intervalo de células de dados que tem uma formatação própria e que permite que você adicione registros ao final dela e esses registros automaticamente ele sejam incluídos na sua base de dados.

Interessante notar que a TABELA no Excel tem também um nome próprio e esse nome pode ser usado em qualquer fórmula em que se utilize intervalo de dados, seja PROCV, seja uma TABELA DINÂMICA, etc.

FORMATAR COMO TABELA

Vamos ao exemplo: eu tenho aqui uma base de dados  bruta e eu vou pegar essa base de dados e transformá-la numa tabela no Excel.

base de dados para formar tabela

O processo é bem simples: você <seleciona o seu intervalo>, vai em PÁGINA INICIAL, FORMATAR COMO TABELA. Você pode escolher qualquer uma dessas opções aquele formatação, e vou escolher essa aqui por exemplo.

seleção da base de dados da tabela

menu pagina inicial para inserir tabela

menu formatar tabela e suas opções

 

Ele vai perguntar se já temos um cabeçalho, o que é verdade, pois nesse caso é a primeira linha das colunas de UF, COD.UF, COD.MUNIC., NOME DO MUNICÍPIO e POPULAÇÃO ESTIMADA, dou OK e pronto, acabei de transformar essa minha base de dados em uma tabela.

escolher intervalo de dados e informar se tem cabeçalho para inserir tabela

tabela inserida automaticamente

Lembrando que eu posso dar qualquer nome para ela. Esse nome não pode ter caracteres especiais nem caracteres em branco. Nesse exemplo vamos colocar Dados_de_Municípios.

atribuindo nome à tabela  atribuindo nome à tabela

 

 

 

INSERIR NOVO REGISTRO

Imagine que eu quero adicionar um registro após a última linha. Se eu inserir a primeira informação por exemplo a UF MG, ele já vai criar uma linha automaticamente. E essa linha vai estar dentro do intervalo já vai pertencer a essa base de dados.

acrescentando registro à tabela

acrescentando registro à tabela

acrescentando registro à tabela

Se eu tiver por exemplo uma tabela dinâmica ou uma fórmula que use o nome dessa tabela, ele já vai inserir esse novo registro. Isso é uma grande vantagem, que você não precisa atualizar todas as suas fórmulas ou todos os seus intervalos.

INSERINDO LINHA DE TOTAIS

Outra vantagem é a LINHA DE TOTAIS. Para usar, <clicamos com o botão direito em qualquer lugar dela>,  vai na opção TABELA, LINHA DE TOTAIS. E aí ele pode resumir os teus valores por diversos critérios.

configurando linha de totais

Aqui por exemplo ele resume por SOMA. Então aqui ele pegou a soma de todas as populações de todos os municípios dessa lista, e me deu esse total de 201 milhões.

configurando linha de totais pelo critério de soma

configurando linha de totais pelo critério de soma

 

Da mesma forma, eu posso resumir por MÉDIA. Assim retorna uma média de 36 mil habitantes por município.

configurando linha de totais pelo critério de média

configurando linha de totais pelo critério de média

Semelhantemente, eu posso escolher o valor mínimo dessa lista – MÍN – que vai retornar o valor 825.

configurando linha de totais pelo critério de mínimo

configurando linha de totais da tabela pelo critério de mínimo

Também posso escolher o valor máximo – MÁX.

configurando linha de totais da tabela pelo critério de máximo

configurando linha de totais da tabela pelo critério de máximo

Da mesma forma, pode calcular o desvio padrão – DESVPAD.

configurando linha de totais da tabela pelo critério de desvio padrao

configurando linha de totais da tabela pelo critério de desvio padrão

Ele pode calcular a variância – VAR.

configurando linha de totais da tabela pelo critério de variância

configurando linha de totais da tabela pelo critério de variância

Além disso, contar a quantidade de itens – CONTAR NÚMEROS.

configurando linha de totais da tabela pelo critério de contar números

configurando linha de totais da tabela pelo critério de contar números

Ele faz uma contagem considerando o texto, que nesse caso não temos – CONTAGEM.

configurando linha de totais da tabela pelo critério de contagem

Enfim, são diversas opções de resumo que você pode escolher.

Veja também a versão em vídeo desta postagem:

PARA VISITAR O SITE OFICIAL DO EXCEL, CLIQUE AQUI.

Ok, gente?

Um abraço!

Conheça a Certificação Especialista em Excel. Aprenda e se Especialize no Excel Com Apenas 5 Minutos por Dia

...